Um catalisador é uma substância capaz de acelerar uma reação sem sofrer alteração, isto é, não é consumido durante a reação. ... Essa reação é acelerada quando a água oxigenada é colocada sobre algum machucado. Isso pode ser visto por meio das bolhas que se formam pela formação intensa do gás oxigênio.
Um catalisador é uma substância que pode ser adicionada a uma reação para aumentar a sua velocidade sem ser consumida durante o processo. Os catalisadores em geral aceleram uma reação pela diminuição da sua energia de ativação ou mudança do seu mecanismo.
A catálise consiste num fenómeno em que uma quantidade relativamente pequena de um material estranho à estequiometria, o catalisador, aumenta ou diminui (catálise negativa) a velocidade de uma reação química sem ser consumido no processo.
Catálise, em química, é o aumento da velocidade de uma reação, devido à adição de uma substância (catalisador); sendo assim, a catálise pode ser simplesmente definida como sendo a ação do catalisador.
Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem estar sendo consumido por ela. O catalisador não tem efeito sobre o equilíbrio de uma reação, ele pode acelerar ou retardar a velocidade na qual uma reação atinge o equilíbrio, mas ele não afeta a composição no equilíbrio.
As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.
Inibidores: são substâncias que atuam apenas diminuindo a velocidade de uma reação. Eles são muito utilizados quando reações químicas processam-se de forma muito rápida.
Os organismos vivos possuem milhares de proteínas que funcionam como catalisadores de reações metabólicas. Esses catalisadores são chamados de enzimas e são moléculas que possuem um sítio ativo parecido com uma cavidade, onde uma reação específica pode ocorrer.