SMART é um acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound (logo mais veremos o significado de cada palavra). ... O acrônimo surgiu em 1981, quando o consultor George T.
Por isso, para definir uma meta SMART, você precisa ter um objetivo claro e simples. Por exemplo, em vez de dizer "esse ano quero ter um corpo definido", você poderia dizer "vou perder 10 quilos nos próximos 60 dias". Você pode ver como o exemplo é muito mais específico e, portanto, é um objetivo melhor?
Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Objetivos SMART são objetivos baseados em critérios específicos para ajudar a definir até onde uma empresa, profissional ou projeto quer chegar. Eles se baseiam na metodologia de mesmo nome, criada pelo consultor George T. Doran, em 1981, para ajudar gestores a definirem e a alcançarem suas metas.
M: MENSURÁVEL Algo mensurável é, por definição, aquilo que pode ser medido. ... Definir uma meta mensurável é, portanto, verificar se os passos definidos para a alcançar são mesmo eficazes.
O primeiro ponto dos objetivos SMART é que eles devem ser específicos (Specific, em inglês). Isso significa que você deve definir exatamente o que almeja alcançar. Quanto mais clara essa meta estiver para você e para todos na equipe, mais fácil assimilá-la e trabalhar para conquistá-la.
As metas são os objetivos de forma quantificada. Quando nos referimos a uma meta, consideramos tarefas específicas, que devem ser cumpridas em determinado período, como uma etapa necessária para alcançar os objetivos determinados.
O primeiro passo para utilizar as metas SMART como ferramenta é definir um objetivo que seja específico....Como definir uma meta específica