O Muro localizado na área ocidental de Jerusalém vem lembrando há milênios a vitória de Roma sobre os judeus. Hoje ele é cultuado como o recanto mais sagrado do Judaísmo, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do anterior, construído por Salomão.
Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste.
As fortalezas e fortes (por isso são chamadas de fortificadas) eram estruturas para defender os habitantes da chegada de visitantes inoportunos. ... Ao longo do tempo, muitas destas cidades deixaram de existir ou seus muros ruíram.
A reação de Neemias é caracterizada por sua confiança no Deus do céu e pelo desdém, de sua parte, por aqueles que não fazem parte dos "filhos de Israel". Assim diz o texto: "Nós, seus servos, vamos começar a cons- truir. Quanto a vós, não tendes parte, nem direito, nem lembrança em Jerusalém" (2,19-20).
Um dos argu- mentos utilizados para sustentar essa posição é o tempo recorde, em que uma comunidade pobre e sem recursos como era a de Jerusalém, levou para reconstruir o muro. Segundo Ne 6,15, toda a extensão foi reconstruí- da em 52 dias. Sobre esse tempo recorde, Mazar (2009, p.
Como um servo do Senhor, ele reconhece sua responsabilidade para com seus compatriotas necessitados. Depois de quatro meses gastos em luto, oração e jejum, finalmente Neemias se prepara para expor para o rei o seu problema. A oração registrada em Ne 1.5-11 acontece no final destes quatro meses.
Nabucodonosor Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.