é o gametófito da samambaia, origina-se assim a germinação de um esporo. ... Em cada soro é produzido um número de esporos. Quando maduros, caem no solo e assim origina um protalo que o mesmo é uma planta sexuada.
Em botânica, chama-se protalo ao gametófito das samambaias, originado da germinação de um esporo.
O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.
O protalo é o gametófito, fase transitória das pteridófitas. O gametófito haploide produz gametas por mitose. Na face inferior do protalo, são encontrados arquegônios e anterídios. ... O esporófito jovem retira os nutrientes do gametófito e, à medida que se desenvolve, torna-se independente, e o gametófito regride.
Como a maioria das pteridófitas são homosporadas, descreveremos o ciclo desse grupo, mais especificamente o ciclo da samambaia. Na folha das samambaias (2n) existem soros, estruturas especializadas que aparecem como pequenos pontos pretos na superfície foliar. Nesses soros, os esporos (n) são produzidos por meiose.
As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada de esporófito.
Gametófito, mais ou menos independente, formado a partir da germinação do esporo e que ocorre em plantas não produtoras de sementes (musgos, fetos e equisetíneas). O protalo desenvolve órgãos reprodutores masculinos, os anterídios, e femininos, os arquegónios.
O protalo é o gametófito haploide das pteridófitas. No ciclo reprodutivo das samambaias ocorre um processo chamado de esporulação, em que os esporos são liberados no ambiente e transportados pelo vento. Quando um desses esporos germina, dá origem a um protalo, que conhecemos como uma folhinha em formato de coração.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. ... Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema abaixo.
No interior dos soros, são produzidos os esporos meiose. Quando o soro libera os esporos da samambaia, esses caem no ambiente e germinam, quando em condições adequadas, dando origem a um gametófito. Observe as etapas principais do ciclo de vida das pteridófitas.