O nascimento de Jesus nos trouxe a salvação eterna, somente Ele poderia cumprir a obra na cruz. Obra essa que nos reconciliou com Deus, obra que nos Justificou do nosso pecado. Jesus foi enviado por Deus para cumprir todas as profecias anunciadas nos tempos passados, sobre o Salvador da humanidade.
Quase todas as linhas cristãs acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Céu, do qual regressará.
"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco" (Mt 1:23).
Evangelho de Mateus O evangelho diz que a estrela de Belém os levou a uma casa - não a uma manjedoura - onde Jesus nasceu com José e Maria. Eles deram a Jesus ouro, incenso e mirra. Eram presentes valiosos, principalmente incenso e mirra, fragrâncias consideradas caras e de uso medicinal.
Da infância, as Escrituras falam sobre o nascimento em Belém, a fuga com os pais para o Egito – para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, rei dos judeus – e a volta para Nazaré. Da vida adulta, o ajuntamento dos apóstolos e a pregação na Galileia, além do julgamento e da morte em Jerusalém.