O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...
Assim, o figurino tem duas funções básicas: a de ajudar o ator a "encontrar" a personagem e a de auxiliar no estabelecimento daquilo que irá ser o espetáculo, ou seja, o tema, a atmosfera de produção, o que é que vai estar em cena, quais vão ser as cores centrais da peça e o que elas pretendem transmitir.
Relação do figurino com elementos da narrativa
O figurino serve à narrativa ao ajudar a diferenciar (ou tornar semelhante) os personagens, e ajuda a identificar em que arquétipo (clichê e estereótipo) o personagem se encaixa. O figurino muitas vezes serve como elemento para identificar o personagem e separá-lo da persona do ator que o interpreta.
Assim, o figurino é capaz de mostrar através das indumentárias a identidade visual do espetáculo. O figurinista é o profissional responsável pela criação e confecção deste elemento cênico.
Assim, o sonoplasta é o responsável pela criação, pesquisa, gravação, finalização, sonorização e operação dos efeitos sonoros e músicas que o espetáculo necessita. É ele que, com criatividade e técnica, resolve os climas e efeitos propostos durante os ensaios ou rubricados no texto.
Nesta peça de dança, a função do figurino é contribuir para a elaboração do personagem, mas seu resultado constitui também um conjunto de formas que intervém no espaço cênico da dança. Observa-se, no exemplo dado, que o uso da indumentária acrescenta um significado ao corpo.
Assim, o figurino é capaz de mostrar através das indumentárias a identidade visual do espetáculo. O figurinista é o profissional responsável pela criação e confecção deste elemento cênico.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de "tríade essencial": o texto, o ator e o público.