Por mais que a cirurgia de tratamento dos cálculos biliares seja segura e eficaz, em parte dos casos, pode haver complicações. A síndrome pós-colecistectomia é um reflexo da remoção da vesícula, porque a bile perde seu principal local de armazenamento.
As complicações mais importantes que se pode esperar durante a colecistectomia laparoscópica ou mesmo pela via convencional são as lesões das vias biliares.
Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia.
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.
A diarréia pós-colecistectomia se dá pelo aumento da quantidade de bile (contendo sais biliares) disponível no intestino, uma vez que o armazenamento da bile ocorre na vesícula biliar. Em algumas situações, após a retirada da vesícula o paciente apresenta uma diarréia que pode ser de curta duração ou não.
Status pós histerectomia significa "depois da retirada do útero". Essa nomenclatura é comum em resultado de ultrassom realizo em mulher que já retirou o útero.
A retirada da vesícula não traz grandes consequências, já que a digestão não é afetada de forma significativa. O corpo se adapta à ausência da vesícula biliar depois de algumas semanas ou meses e a pessoa pode voltar a comer alimentos gordurosos.
Após a retirada da vesícula biliar a pessoa terá vida normal. Algumas podem apresentar um aumento do trânsito intestinal mas que pode ser temporário ou contornado com o uso de certas medicações.
Podem ocorrer dores leves no sítio cirúrgico principalmente à movimentação, mas dores fortes não são comuns. Na colecistectomia convencional (aberta) sentir dores por um pouco mais de tempo é mais comum. Se dores fortes estiverem ocorrendo, seu cirurgião deve ser consultado.
Assim, quando é feito o diagnóstico de pedra na vesícula, a cirurgia pode ser programada e normalmente é rápida, durando em média 45 minutos, e necessita apenas 1 a 2 dias dias de repouso e com uma recuperação para as atividades normais em 1 a 2 semanas.