Sulco ou fio com pólvora para comunicar de longe o fogo a uma mina ou carga explosiva.
pólvora seca Carga explosiva que provoca ruído, mas não tem projéctil .
Pólvora, é a designação de qualquer mistura pouco explosiva de substâncias, que queima com rapidez, usada como carga propelente em armas de fogo, ou agentes explosivos em atividades de mineração e/ou desobstrução, e também em fogos de artifício.
Durante a Idade Média, na Dinastia Tang, no século IX, que outros alquimistas, adicionando porções precisas de carvão ao salitre e ao enxofre, conseguiram chegar até a pólvora, chamada por eles de "huo yau".
Diz-se de quem tem comportamentos sociais inaceitáveis; aqueles que agem de forma desonesta, imoral.
Ela é composta, em volume, de três partes de carvão vegetal, 15 partes de salitre e 2 partes de enxofre, triturados e misturados. Esta fórmula básica é a chamada pólvora negra, que queima de média para baixa velocidade, produzindo um enorme volume de gases quentes na forma de fumaça branca.
O principal componente - o salitre ou Nitrato de Potássio, cuja composição química é (kNO3), possui alto poder de combustão e explosão. ... Explosiva: de queima média e alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada. É usada basicamente para fogos de artifício (pólvora negra).
A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. O principal componente - o salitre ou Nitrato de Sódio, cuja composição química é NaNO3, possui alto poder de combustão e explosão.
A pólvora foi descoberta na China, por volta do século IX. Entretanto, sua história remonta a um período maior, há cerca de 200 anos antes de Cristo. Durante a Dinastia Han, alquimistas ligados ao taoísmo estavam em busca do elixir da imortalidade e desenvolveram experiências com enxofre e salitre.