O que quer dizer presença de Macroplaquetas?

O que quer dizer presença de Macroplaquetas?

As macroplaquetas, também chamadas de plaquetas gigantes, correspondem a plaquetas de tamanho e volume superior ao normal de uma plaqueta, que possuem cerca de 3 mm e volume de 7.0 fl em média.

O que significa presença de plaquetas agregadas?

Os agregados plaquetários, em grande parte dos casos também se deve a demora na coleta e ativação das plaquetas no interior da seringa ou do frasco de coleta, porém algumas doenças como as hemoparasitoses, podem desencadear esse processo.

O que causa agregados plaquetários?

Quando ocorre um dano vascular, a matriz colágena e as proteínas subendoteliais ficam expostas. É nesse local que os receptores de membrana das plaquetas se ligam, resultando na adesão plaquetária, a primeira etapa do processo de formação do trombo plaquetário.

O que pode causar agregação plaquetária?

A agregação plaquetária ocorre devido à formação de pontes de fibrinogênio, pois este se liga ao receptor na membrana plaquetária, GP IIb/IIIa, que na presença do Ca++ forma um complexo estável na superfície das plaquetas ativadas.

Quais são as causas da trombocitose?

  • Os fatores desencadeantes da trombocitose são: Trombocitose primária: causada por proliferação neoplasia na medula óssea. Ex: mielofibrose, leucemiaplaquetária, leucemia megacarioblástica. Trombocitose secundária (reativa): resultada da estimulação da medula óssea.

Quais são os fatores desencadeantes da trombocitose?

  • Os fatores desencadeantes da trombocitose são: Trombocitose primária: causada por proliferação neoplasia na medula óssea. Ex: mielofibrose, leucemia plaquetária, leucemia megacarioblástica.

Quais são as macroplaquetas circulantes no sangue?

  • A presença de macroplaquetas circulantes no sangue é indicativa de estimulação do processo de ativação plaquetária, podendo ser causada por várias situações, sendo as principais: Doenças mieloproliferativas, como trombocitemia essencial, mielofibrose e policitemia vera;

Será que a trombocitopenia é uma condição secundária?

  • Todavia, faz-se necessária a realização de uma anamnese detalhada para afirmar que a condição não é resultante de um processo secundário. Os pacientes com trombocitopenia podem apresentar náuseas, enjôos, vômitos, perda de noção espacial (labirintite) e formigamento das extremidades.