A precarização do trabalho significa o desmonte dos direitos trabalhistas. Daí a importância de refletir sobre essa temática, sobre a lógica perversa do capitalismo, avaliando formas de manter garantias ao trabalhador, que é o lado mais frágil desse conflito.
A precarização dos vínculos empregatícios tem um caráter expansivo que provoca tanto a desestabilização quanto a segmentação do mercado de trabalho e se reflete no agravamento das desigualdades sociais (Linares, 2013).
Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.
O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo. A economia de mercado globalizada fez com que as empresas possam contratar pessoas em todos os cantos do planeta. Igualmente, os postos oferecidos pelo mercado de trabalho exigem cada vez mais tempo de estudo, autonomia e habilidades em informática. ...
Na pesquisa, os profissionais também relataram problemas como a insuficiência de trabalhadores, falta de estrutura e de condições de trabalho, atividades ocupacionais que causam desconforto, como a movimentação de pacientes, e a tomada de decisões pelos gestores sem a participação dos trabalhadores que, muitas vezes, ...
No contexto da pós-modernidade, o trabalho contemporâneo mantém-se como referência importante pela posição que a sociedade lhe destina no ordenamento moral e social produzindo subjetividades, modos de trabalhar e de organizar a vida.
Incapacidade permanente, situação em que se constata que o empregado, após o devido tratamento, está parcial ou totalmente incapaz de exercer atividade laborativa; Óbito, o acidente sofrido culmina no falecimento do trabalhador.
Entende-se por precarização do trabalho também o processo que instaura condições permanentes de instabilidade, insegurança, competição entre os trabalhadores e fragmentação dos coletivos de trabalhadores e que tem como principais características o desemprego estrutural, a informalidade, a terceirização, precárias ...