Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.
Em quais situações podemos encontrar corpos cetônicos na urina?
A presença de corpos cetônicos na urina pode ser resultado de diversas situações, sendo as principais:
Diabetes do tipo 1 descompensada;
Cetoacidose diabética;
Jejum prolongado;
Problemas do pâncreas;
Prática excessiva de exercícios;
Dieta pobre em carboidrato e rica em gordura;
Gravidez;
Vômito frequente.
Quais são as cetonas?
As cetonas são substâncias químicas produzidas no fígado quando o corpo não tem insulina suficiente para transformar a glicose em energia. Quando isso acontece, o seu corpo precisa de outra fonte de energia e então usa gordura. Esse costuma ser um processo normal para todos.
Qual a causa da cetonúria?
A partir da identificação da causa de cetonúria, o médico pode indicar o uso da insulina, reposição de líquidos por via intravenosa ou a adequação da alimentação, de modo que contenha quantidades ideais de carboidratos, proteínas e gordura na dieta.
Como as cetonas podem provocar desidratação e diabéticos?
As cetonas são ácidos relativamente fortes e, quando estão presentes no sangue, a capacidade da hemoglobina de se ligar ao oxigênio fica prejudicada, o que pode afetar o funcionamento normal dos músculos e de outros órgãos. Para pessoas com diabetes tipo 1, os níveis elevados de cetonas podem provocar desidratação e cetoacidose diabética.
Como os ácidos graxos são convertidos em cetonas?
Já os ácidos graxos no fígado são convertidos em cetonas. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) afirmam que os hormônios como o glucagon, epinefrina e hormônios de crescimento aumentam durante o estado de inanição e fazem com que os ácidos graxos sejam liberados da gordura para o sangue.