parênquima pulmonar com transparência preservada é o pulmão normal.
"Parenquima pulmonar" é a forma como se descreve os pulmões em uma radiografia ou tomografia. "Ectasia" é uma dilatação; "leve ectasia" da aorta significa uma aorta um pouco maior do que o normal, muitas vezes esse achado acontece em pacientes idosos.
O pulmão é normalmente transparente em razão da baixa densidade de seu tecido. Se há um excesso de sua transparência dizemos que eles se tornam hipertransparentes com base, habitualmente, em exames radiográficos.
Opacidade em vidro fosco é achado freqüentemente visto na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax e se traduz pelo aumento do coeficiente de atenuação dos pulmões, mas sem apagar as marcas broncovasculares.
Nos pulmões o parênquima desempenha o papel de setor de troca de gases do aparelho respiratório, já no fígado o tecido constitui o estroma, e as células hepáticas constituem o parênquima.
O tratamento da fibrose pulmonar deve ser orientado por um pneumologista e, normalmente, inclui medicamentos com propriedades anti fibróticas, como Pirfenidona ou Nintedanibe, remédios corticoides, como a Prednisona, e remédios que reduzem a resposta do sistema imune, como a Ciclosporina ou Metotrexato, podendo aliviar ...