Saudação latina que monges católicos usam no mosteiro que significa "se lembre que você também vai morrer" como exercício diário de aceitação da morte.
A origem de memento mori Não se sabe ao certo como essa expressão surgiu, mas há dois usos mais conhecidos. Monges confinados em mosteiros costumavam, e, em alguns lugares, até hoje costumam, usar a expressão como saudação, na tentativa de lembrar a todos que os pecados devem ser expiados hoje, não amanhã.
Significado de Memento Obra em que são resumidas as partes essenciais de um assunto, de uma ciência; resumo. O que traz algo ou alguém à memória; recordação, lembrança. Apontamento com o que é preciso lembrar; memorando.
Vanitas – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acredita-se que a expressão memento mori tenha surgido na Roma Antiga, onde os povos tinham a tradição de realizar um desfile de gala em homenagem a um general vitorioso recém-chegado do campo de batalha. ... Memento mori!" que significa "Olhe para trás. Lembre-se de que você é mortal. Lembre-se de que você deve morrer!"
Vanitas – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apesar de parecer algo mórbido, memento mori funciona como um convite à reflexão para que nós pensemos sobre o nosso modo de viver e valorizemos mais a vida, cumprindo nossos deveres e desejos sem perder tempo e estando prontos para o momento em que a morte chegar.
O Memento é um dos Compêndios da Farmacopeia Brasileira e traz as informações que o profissional precisa para avaliar a necessidade de prescrição para o paciente. A Anvisa vai publicar um documento específico para orientar a prescrição de fitoterápicos no Brasil.
Uma vanitas é uma obra de arte simbólica que mostra a transitoriedade da vida, a futilidade do prazer e a certeza da morte, muitas vezes contrastando símbolos de riqueza e símbolos de efemeridade e morte. ... Os temas Vanitas eram comuns na arte funerária medieval, com a maioria dos exemplos sobreviventes na escultura.