Ouça em voz altaPausarNas duas últimas décadas, tem sido amplamente aceito que o universo está se expandindo em ritmo acelerado, impulsionado por uma força invisível conhecida como energia escura. Cientistas propõem, em 2018, um modelo com energia escura e nosso Universo flutua em uma bolha expansiva em uma dimensão extra.
Ouça em voz altaPausarDe acordo com a pesquisa, a taxa de expansão do universo pode variar de um lugar para outro. O universo se expande continuamente desde o Big Bang, a um ritmo cada vez maior, e os pesquisadores usam algo chamado Constante de Hubble para determinar a velocidade.
Ouça em voz altaPausarOs astrônomos acreditam que o Universo está se expandindo - que todos os pontos do Universo estão ficando mais distantes uns dos outros à medida que o tempo passa. Não é que as estrelas e galáxias estão ficando maiores; na verdade, o espaço entre todos os objetos é que está se expandindo com o tempo.
Ouça em voz altaPausarIntrodução. Muitos livros e obras de divulgação sobre cosmologia afirmam que o astrônomo estadunidense Edwin Hubble (1889-1953) descobriu a expansão do universo em 1929. ... Esse astrônomo se chamava Edwin Hubble. Um telescópio foi fundamental para isso.
Ouça em voz altaPausarv = H0d, onde H0 é a constante de proporcionalidade entre a velocidade de recessão da galáxia e a sua distância até nós. v = H0d. A Lei de Hubble proporciona uma evidência de que o universo está em expansão.
Ouça em voz altaPausarO Big-Bang ocorreu a cerca de 10 bilhões de anos e desde então o Universo se encontra em expansão . Segundo a teoria da relatividade geral a distribuição de massa, ou mais genericamente de matéria e energia, é capaz de distorcer as propriedades do espaço.
Ouça em voz altaPausarCom base nas características do Universo de 13 bilhões de anos atrás, o telescópio Hubble conseguiu medidas mais precisas que mostram uma expansão ainda mais rápida do Cosmo: a cada 3,3 milhões de anos-luz que uma galáxia está longe de nós, ela se move a 74 quilômetros por segundo, como resultado da tendência de ...
Como sabemos que o universo está se expandindo?
Ouça em voz altaPausarA razão para isso é que a força da gravidade (que é a única relevante nas escalas de distâncias aqui envolvidas) é puramente atrativa, não havendo uma força que possa equilibrá-la para manter o Universo estático.
Ouça em voz altaPausarTempo de Hubble É a idade do Universo correspondente a uma expansão com velocidade constante, sendo igual ao inverso da constante de Hubble. t0 = 1/H0. Para H0 = 71 km/s/Mpc, a idade do Universo é 13,7 bilhões de anos.