As anedotas se diferenciam das piadas em alguns pontos. Embora possua humor e tenha intuito de divertir e despertar o riso, as anedotas possuem outras motivações. Para além da comicidade, elas expressam características particulares de personagens ou espaços, lançando mão do sarcasmo e da ironia.
02 – Onde reside o humor da anedota? Reside justamente nessa surpresa. Ao termos a informação, achamos graça por causa da duplicidade de sentidos existente no texto.
b) Por que a repetição ajuda a criar o humor no final da anedota? A repetição sugere que as experiências foram iguais, mas a do morcego caçula foi muito diferente e inesperada, o que criou o humor.
Anedota é, originalmente, um caso ou acontecimento curioso, peculiar ou engraçado que é pouco divulgado, pois normalmente decorre em segundo plano de um evento mais significativo. ... Por exemplo: anedotas infantis (para crianças), anedotas secas (com teor sarcástico), entre outras.
Presente nos gêneros textuais como cartuns, charge, tiras e piadas, o humor apresenta crítica e a reflexão por meio de ironias e outros recursos expressivos, ou mesmo pelo uso de produções linguísticas presentes na dinâmica social. ... Uma criança, por exemplo, geralmente não consegue entender o humor de uma piada.
Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. ... Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
a·ne·do·ta |ó|
O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens. O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens.
substantivo feminino Pormenor curioso e pouco divulgado que ocorre, em segundo plano, sobre uma certa personagem ou evento histórico; caso. Narrativa curta, divertida, picante; piada. Etimologia (origem da palavra anedota).