Na maioria dos casos a gravidez anembrionária acontece devido a uma alteração nos cromossomas que carregam os genes dentro óvulo ou do espermatozóide e, dessa forma, não é possível prevenir o desenvolvimento deste tipo de gravidez.
Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente.
Atraso e suspensão da menstruação, náuseas, sono em excesso e muitos outros. Afinal, mesmo sem o embrião, o corpo produz HGC, o hormônio gerado pela placenta. Inclusive, essa pode se desenvolver por um período.
Pode acontecer duas vezes? Sim. Embora seja raro, é possível que uma mulher tenha mais de uma gravidez anembrionária. Nesses casos, se o desejo for de engravidar, pode-se fazer exames para detectar quais são as dificuldades que impedem a concepção.
Ligada ao embrião e ao intestino embrionário por meio de canais, a vesícula vitelina é categórica na formação do embrião durante as primeiras semanas de gravidez, dando-lhe suporte de oxigénio, substâncias nutritivas e sangue.
Saco gestacional vazio Após a 6ª semana da gravidez, se o feto não for visualizado pelo ultrassom, significa que o saco gestacional está vazio e por isso o embrião não se desenvolveu após a fecundação. Este tipo de gestação é também chamada de gravidez anembrionária ou ovo cego.
De maneira geral, a gravidez anembrionada é descoberta logo nas primeiras ultrassonografias, uma vez que por meio desse exame é possível identificar a falta de um embrião desenvolvido. E segundo especialistas, esse tipo de distúrbio é responsável por 20% dos abortos espontâneos em gestações humanas.
Além de dar suporte ao bebê inicialmente até a 12ª semana, o saco gestacional também é um parâmetro para saber se a gravidez está evoluindo como deveria.
A avaliação do saco gestacional é um bom parâmetro para verificar se a gravidez está evoluindo como deveria. Os parâmetros avaliados pelo médico são a implantação, o tamanho, a forma e o conteúdo do saco gestacional. Confira outros exames para avaliar a evolução da gravidez.
Geralmente a gravidez anembrionada ocorre de forma esporádica e isolada. A mulher pode sim ainda ter filhos e tentar uma gravidez natural. Se por ventura esse distúrbio acontecer mais de duas vezes, é necessário fazer exames para verificar se não existe algum problema de fertilidade, seja na mulher ou no homem.