Na fase antropofágica (1928-1930), a pintora ainda utiliza as cores fortes; porém, sobressaem os elementos oníricos, com clara influência surrealista. Principal obra desse período é Abaporu (1928). "Abaporu", em tupi, significa "homem que come gente".
Pintura Desenho Tarsila do Amaral/Formas
Tarsila do Amaral (18) Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti.
A obra de Tarsila do Amaral é dividida em três principais fases: a primeira, chamada pau-brasil; a segunda, antropofágica, e a terceira, de cunho social.
O movimento antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil. ... A utilização do termo "antropofágico" está relacionado a "antropofagia", que refere-se ao ato de comer ou devorar a carne de outra pessoa.
O Manifesto Antropófago ou Antropofágico foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, que tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira. ... Oswald caracteriza como "idade de ouro" a época do Brasil não colonizado, com sua própria língua e cultura.
Características das suas obras de Tarsila do Amaral Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas); Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
Abaporu O trabalho da artista é feito com a técnica de pintura a óleo, e a tela tem 85 cm X 72 cm. O Abaporu foi pintado por Tarsila do Amaral como um presente para o seu então marido, o escritor e poeta Oswald de Andrade. A obra inspirou um novo movimento dentro do modernismo brasileiro: o movimento antropofágico.
Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado "Antropofagia".
Infância e Aprendizado Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', em 1904.