A candidíase masculina, apesar de ter o contato íntimo como a principal via de transmissão, não é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). A doença pode atingir também a boca, e, em casos mais graves, órgãos internos e o sistema nervoso central.
A candidíase masculina está principalmente relacionada com alterações do sistema imune que acabam por favorecer o crescimento excessivo de espécies de Candida na região genital, na boca ou no corpo, por exemplo.
Sintomas da candidíase genital em homens
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.
A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.
Ou seja, a candidíase não é uma doença contagiosa, ou a doença não passa ou não "se pega" de pessoa para pessoa através do contacto sexual. No entanto, se um dos parceiros sexuais estiver debilitado e o outro tiver uma infeção ativa pode haver contágio.
Duração. Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana.
Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. "Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras", conta o especialista.
5 principais sintomas de tricomoníase no homem e na mulherSintomas de tricomoníase na mulherSintomas de tricomoníase no homemCorrimento vaginal branco, cinzento, amarelo ou verde com odor desagradávelCorrimento com odor desagradávelUrgência para urinarUrgência para urinarCoceira vaginalCoceira no pênis
Uma outra opção para tratar a candidíase é tomar um remédio em dose única, como o Fluconazol e o Itraconazol. A abordagem costuma ser bem aceita, pois o tratamento só dura 1 dia. Mesmo assim, o tratamento deve ser realizado sob a orientação médica.