A economia de Roraima sustenta-se na produção agropecuária, principalmente no agronegócio de grãos, com destaque ao arroz, soja e milho.
A infraestrutura de Roraima apresenta muitos problemas estruturais, em razão do baixo investimento público e do desinteresse do capital privado na realização de obras no estado.
O Decreto-lei nº 5.812 de 13 de setembro de 1943, que desmembrou o estado do Amazonas, criou o Território Federal do Rio Branco. Em 1962, o território foi denominado como Território Federal de Roraima e elevado à categoria de unidade federativa brasileira pela Constituição brasileira de 1988.
A economia de Boa Vista baseia-se nos setores de comércio e serviços. A mais importante área comercial situa-se no centro do município e atende a todos os bairros. As indústrias, com destaque para a produção de sabão, arroz e refrigerantes, concentram-se no Distrito Industrial.
Indústria: 8,7. Prestação de serviços: 87,5%. Volume em exportação: 8,5 milhões. Madeira: 74,4%.
A soja foi o principal item da pauta de exportações em outubro, com vendas para resto do mundo da ordem de 37,8 mil toneladas, com uma receita total no mês de US$ 14,8 milhões.
Um dos maiores problemas do Estado é em relação aos problemas decorrentes da falta de energia elétrica que prejudica o desenvolvimento efetivo de Roraima. Esse problema foi amenizado a partir de 2001, quando foi inaugurada uma etapa do Complexo Hidrelétrico de Guri.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do BrasilSiglaAdjetivo pátrioRondônia(RO)rondoniense, rondonianoAcre(AC)acreano, acrianoAmazonas(AM)amazonense, baréRoraima(RR)roraimense
A ocupação deste território deu-se a partir de aldeamentos indígenas entre 17, neste período foram estabelecidas cinco comunidades nos Rios Uraricoera, Branco e Tacutu, entretanto, nos anos de 17 os mesmos foram abandonados pelos índios, que não aceitavam as condições impostas pelos portugueses.
13 de setembro de 1943 Artigo 14 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Brasileira: o antigo Território Federal de Roraima torna-se estado de Roraima. A lei é promulgada em 1988 e o Território Federal passa a ter uma data de criação (13 de setembro de 1943) e de fim (5 de outubro de 1988).