"Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá." Provérbios 19:20-21. ... O homem sábio nos lembra que se ouvirmos os conselhos encontraremos a sabedoria.
Em Provérbios 4.23 está escrito que é do coração que procedem as fontes da vida. ... É por isso que as Escrituras dizem: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4.23). É como se o coração pudesse abarcar tudo, a totalidade de nosso intelecto e de nossa vontade.
Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. O seu coração determina a sua vida. Isto pode ser o provérbio mais importante.
O coração humano é enganoso, mais do que todas as coisas, e perverso, justamente porque ele, por natureza, está constantemente ardendo de paixão por uma ou várias coisas ao mesmo tempo.
A pureza é o resultado da cruz como efeito em nossas vidas. Assim sendo, são bem aventurados os puros de coração, porque deixaram se limpar pela palavra. E isso é o que todo cristão precisa fazer, se deixar limpar pela palavra, pelo evangelho de Cristo.
Não cabe ao homem conhecer os desígnios de Deus em tudo o que acontece. É Deus quem dirigi o destino desse mundo e nada acontece sem que Ele saiba. Porém, saber ouvir a sua voz já é um bom começo para entender o que Ele quer de nós.
Sabemos que Davi, mesmo depois de feitos inspirados pelo Espírito de Deus, acabou se desviando dos caminhos divinos, chegando a cometer o terrível pecado de mandar matar um homem, para ficar com a mulher dele. Mas ele se arrependeu amargamente (Salmos 51) e foi chamado "O Homem segundo o coração de Deus".
O coração espiritual não é lugar de descargas emocionais. ... E, ao submeter-se à influência de suas emoções densas, ele permite que outras consciências, extrafísicas, também carentes de sentimentos nobres, se conectem às suas energias, instalando em sua aura*, então, os processos de vampirismo psíquico.
Há três coisas inerentes a nós, seres humanos: nutrição, sexualidade e espiritualidade. São as fontes de nossa existência.
Guardar o coração significa se manter longe do pecado e não deixar ele apagar ou pegar a nossa luz, a nossa santidade.