A África do Sul possui grandes reservas mundiais de cromo, vanádio, manganês, carvão, petróleo, ouro e diamante. ... Entre os principais produtos da África do Sul, temos: milho, trigo, açúcar, batata, tabaco e frutas (incluindo a uva, que sustenta uma indústria de vinho em crescimento).
A economia da África do Sul é a principal do continente africano. A base econômica do país está concentrada no setor primário, mais precisamente na exploração mineral. A África do Sul explora grandes quantidades de ouro e diamante, sendo um dos principais produtores mundiais.
A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Ocupa atualmente a condição de país mais rico e industrializado da África. O setor de serviços está inserido, majoritariamente, na atividade do turismo. O país tem no safári um dos mais importantes atrativos turísticos.
Economia da África do SulExportações$ 69,1 bilhões (2016)Produtos exportadosouro, diamante, platina, outros metais e minérios, máquinas e equipamentosPrincipais parceiros de exportaçãoChina 11.8%, U.S. 8.3%, Japão 6%, Alemanha 5.7%, Índia 4.2% (2012)Importações$ 73,7 bilhões (2016)
O relatório assinala que mais de três milhões de sul-africanos saíram da pobreza graças à utilização de ajudas sociais de dinheiro arrecadado em impostos em 20, um período no qual este país de 54 milhões de habitantes reduziu um quarto seu nível de desigualdade de renda.
Além de possuir grandes recursos minerais, é o maior produtor e exportador de ouro e platina, que vem sendo mais comercializados em razão das grandes quantidades encontradas, sendo a maior fonte de renda da África do Sul. A área da mineração é responsável por 12% da força de trabalho do país.
A África do Sul é um país localizado no extremo sul da África, entre os Oceanos Atlântico e Índico. Coberto por planaltos, cordilheiras, desertos e savanas, ele apresenta um clima temperado e subtropical. Nele, vivem aproximadamente 50 milhões de pessoas, onde 79,2% são negros africanos.
A educação na África do Sul é a segunda melhor do continente africano, perdendo apenas para a Líbia. O ensino é obrigatório para os brancos, mestiços e asiáticos dos sete aos 16 anos e para os negros de sete a 11 anos. Há 12 escolas vocacionais e 23 universidades.
A agricultura, o turismo, a indústria de transformação e os serviços ainda são praticados de maneira precária na maior parte das nações africanas. O mesmo ocorre com os setores de transporte e comunicação, de expansão ainda limitadas.
Joanesburgo é o maior centro económico e financeiro do país com sua indústria de diamantes, indústria manufatureira e de mineração. A cidade foi construída no final do século XIX, devido à descoberta de jazidos ricos de ouro.