O edital do certame é a matriz do contrato e sua vinculação ao instrumento contratual é considerada cláusula essencial a todos os contratos administrativos (art. 55, XI, da Lei 8.666/93).
O Edital é o documento de publicidade da licitação, sendo que seu conteúdo integra as disposições contratuais que serão acordadas entre a Administração Pública e o licitante vencedor.
Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. ... Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas.
Licitação é o instrumento administrativo pelo qual as entidades da Administração Pública, nos casos de obras, serviços, compras, alienações, concessões, permissões e locações, escolhem a proposta mais vantajosa.
Vale ainda destacar que todo contrato administrativo só pode ser celebrado após a conclusão da licitação que vai gerar o contrato. Ou seja, o contrato administrativo é, em síntese, o acordo firmado entre o ente do Poder Público que realizou a licitação e o vencedor do certame.
A Lei de Licitações exige a publicação em jornal diário de grande circulação no Estado e, caso haja, em jornal de circulação no Município onde será realizado o objeto da licitação.
Uma minuta de contrato é como um rascunho do contrato final, ela é a parte onde se negociam os termos do contrato, e a minuta permite alterações, por isso ela é considerada uma forma rascunho inicial que se desenvolverá o contrato final que será assinado por ambas as partes.
As minutas são uma espécie de rascunho que se faz de um documento qualquer. Normalmente, são utilizadas como rascunho para documentos oficiais, mas também podem ser usadas como rascunho para documentos em geral, tais como ofícios, despachos etc.
Quem realiza as licitações? O governo e suas unidades da administração pública. Governo Federal, mais 27 governos estaduais, incluindo o Distrito Federal, e 5.570 Prefeituras e todas as suas secretarias, unidades, fundações, câmaras, estatais, autarquias e etc…
O que é Licitação e Contratos Administrativos? Licitação é uma forma de contratação de bens (bens de natureza divisível ou não) ou serviços, que reúne propostas para identificar: A proposta mais vantajosa; Igualdade de condições para todos que estão propondo.