O verdadeiro arrependimento produz abandono do pecado Ou seja, a pessoa nunca se limpará de verdade enquanto não deixar de cometer aquilo que é errado aos olhos de Deus. É certo que pode acontecer de a pessoa pedir perdão enquanto está verdadeiramente TENTANDO abandonar o pecado (no processo).
O arrependimento é importante porque Deus ordena. Ele não sugere. É uma ordem do Senhor. Atos 17, verso 30 diz: "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam".
Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.
Arrependimento é o meio que nos foi dado para nos libertarmos de nossos pecados e recebermos o perdão por eles. O pecado atrasa o progresso espiritual e pode até pará-lo completamente. O arrependimento torna possível que cresçamos e nos desenvolvamos espiritualmente de novo.
É uma mudança na mente e no coração que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre o mundo. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.
Significado de Arrepender verbo pronominal Sentir-se culpado por ter cometido algum erro ou praticado alguma injustiça com alguém: arrependeu-se do que disse.
O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.
O arrependimento é uma maneira crítica de pensar ou sentir na qual a pessoa se culpa pelas coisas que aconteceram. ... O arrependimento pode se referir a coisas que você fez ou não fez. Por exemplo, é possível se arrepender de ter agido de uma certa forma em uma discussão ou de não ter aceitado uma oferta de emprego.
[Figurado] Ser recompensado pelo esforço e empenho dispensados (ex.: o governo começa a colher os frutos da nova política educativa). [Figurado] O mesmo que dar frutos. [Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).
Mesmo que os dois sejam sentimentos indesejáveis, o arrependimento se mostra muito mais fácil de lidar e superar. Ele te leva a uma reflexão e um ensinamento de como não cometer um erro como aquele. Já o remorso vem em níveis tão intensos de culpa que podem paralisar a vida de uma pessoa ou até mesmo adoece-la.