O pangermanismo (em alemão Pangermanismus ou Alldeutsche Bewegung) foi um movimento político nacionalista do século XIX que defendia a união dos povos germânicos da Europa Central.
Sistema político da Alemanha tendente a estender o domínio deste país sobre todos os povos de origem alemã.
Explicação: pq defendia a união dos povos germânicos da Europa Central.
As potências imperialistas no fim do século XIX tinham forte caráter ufanista, e o pangermanismo era a ideia nacionalista de unir todos os povos germânicos em um mesmo Império Alemão.
A disputa intercapitalista, o imperialismo, o Pangermanismo (projeto da Alemanha de formar um grande país com anexação dos territórios dos povos germânicos), o pan-eslavismo (projeto da Rússia em formar uma grande nação anexando territórios dos povos eslavos), avanço do nacionalismo, a formação de dois grupos de países ...
Povos germânicos ou germanos são um grupo etnolinguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.
O pangermanismo foi um movimento político do século XIX que defendia a união dos povos germânicos da Europa central.
Um grupo de alemães nacionalistas havia constituído o pangermanismo, movimento originário da Liga Pangermânica, de 1895, que preconizava a expansão do Império Alemão, com a anexação de todos os territórios habitados por povos de origem germânica na Europa Central.
O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.
Pan-eslavismo - Defende a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro. Manifesta-se a partir da Rússia, que busca uma saída para o mar Mediterrâneo. Pangermanismo - Propõe a consolidação de um bloco de países de origem germânica.