O concreto usinado também denominado concreto dosado em central, sua qualidade tende a ser melhor e mais previsível do que a do concreto dosado e misturado de modo artesanal no canteiro. ... A energia de mistura em um caminhão betoneira confere ao concreto uma melhor homogeneidade em comparação ao uma betoneira de obra.
Somando esses materiais na aplicação de cada um, encontra-se uma diferença muito pequena, em torno de 50 centavos a mais no concreto usinado, a cada 50kg de cimento utilizado.
Chamamos de concreto usinado o material resultante da mistura do cimento com água, areia, brita e aditivos, realizado por empresas com equipamentos especializados que garantem o controle rigoroso da proporção e mistura dos materiais e consequentemente da qualidade do concreto produzido.
Em algumas cidades o preço médio do m3 do Concreto Usinado gira em torno de R$240,00 a R$300,00. O valor varia de região para região, todos os anos, dependendo dos aumentos e reajustes sofridos.
Concreto FCK 35 Resiste ao meio agressivo forte, segundo a NBR 6118. Sua tenacidade é maior que as demais, usualmente utilizado em casas tipo sobrado, e também em baldrames, sapatas, radier.
O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC). É muito utilizado em grandes centros urbanos, onde o espaço físico e o volume necessário de concreto no canteiro de obras restringe a produção dentro da obra.
Existem algumas desvantagens no uso do concreto usinado, como por exemplo a necessidade de um pedido com volume mínimo de concreto, a NBR 7212:2012 estabelece que o pedido mínimo de concreto usinado seja de 3m³ com o caminhão betoneira, desta forma, em obras muito pequenas, seu uso acaba não sendo muito vantajoso.
O concreto usinado é realizado em usinas especializadas em concreto sob a norma NBR 7212/2012, que se refere à dosagem em centrais. Após a sua fabricação, o concreto é transportado por caminhões betoneiras aos canteiros de obra e às demais construções.
Quais os principais tipos de aditivos utilizados no concreto?
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.