O zooplâncton é o segundo elo da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos: estes organismos alimentam-se do fitoplâncton e do bacterioplâncton - são consumidores primários, apesar de haver neste grupo alguns predadores - e, por sua vez, servem de alimentação a organismos maiores.
Os fitoplânctons servem de alimento para os zooplânctons. Mas não são só animais pequenos que se alimentam dos plânctons, existem algumas espécies de baleias e o tubarão-baleia que se alimentam também desses organismos. Esses animais comem grande quantidade desses seres vivos através de filtração.
O zooplâncton é o termo que designa o conjunto de organismos aquáticos heterotróficos, viventes na coluna superficial da água, seja de rios, lagos ou no oceano. Normalmente apresentam pouca capacidade locomotora, sendo arrastados pelas correntes oceânicas ou pela vazão de um rio.
A tilápia, peixe de regime alimentar preferencialmente planctófagos, após a absorção das reservas contidas no saco vitelino, passa a alimentar-se de algas, enquanto que a traira e o dourado, espécies carnívoras, preferem o zooplâncton. A alimentação dos peixes pelo plâncton pode-se dar direta ou indiretamente.
Fitoplâncton é formado por organismos vegetais que pouco se locomovem em oceanos, mares, água salobra e doce. ... O zooplâncton é um conjunto de organismos aquáticos heterotróficos que vivem na água de rios, lagos ou oceanos. Protozoários, pequenos crustáceos, moluscos e larvas são alguns de seus representantes.
Em um lago, três populações formam um sistema estável: microcrustáceos que comem fitoplâncton e são alimento para pequenos peixes.
O tubarão baleia é um filtrador e uma das três únicas espécies conhecidas de tubarão que exibem este comportamento (juntamente com o tubarão elefante e o tubarão boca grande). Eles se alimentam de plâncton, incluindo copépodes, krill, ovos de peixes, larvas de caranguejos, bem como pequenas lulas e peixes.
Bioacumulação é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas pelos organismos. ... Assim, a bioconcentração e a bioacumulação ocorrem dentro de um organismo, enquanto que a biomagnificação ocorre entre os diferentes níveis da cadeia alimentar (níveis tróficos).
O Cynoscion nebulosus (truta marinha manchada), descrito pelo Texas Parks and Wildlife como "um dos peixes mais populares para pesca esportiva ao longo da costa do Texas", adora se alimentar de camarão, com trutas de tamanho médio se alimentando de camarão e peixes pequenos.