Os laticínios são produtos derivados do leite, como o queijo, o iogurte, a manteiga, o creme de leite, o doce de leite, entre outros.
Apesar de o produto estar presente em quase todos os lares, poucos sabem decifrar esse enigma. A história nos mostra que os primeiros a ordenharem o animal para o consumo da bebida fizeram isso em 6 mil a.C. – e habitavam as regiões atuais da Inglaterra e Europa Ocidental.
O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite.
O leite de vaca é um alimento de origem animal. ... Só podemos chamar de leite a secreção nutritiva de cor esbranquiçada que é produzida pelas glândulas mamárias, como o leite de vaca. O que costumamos chamar de leite vegetal, a exemplo do leite de soja ou leite de coco, é, na verdade, o extrato vegetal desses alimentos.
Tipos de derivados
Os principais produtos obtidos são canjicas, farinhas, fubás, grits e canjiquinhas (estas duas últimas com partículas maiores que as farinhas e fubás). Também podem ser obtidos outros produtos, como flocos de milho pré-cozidos, farinhas de milho pré- -gelatinizadas e fibra de milho (Tabela 2).
Antes de cerca de 10 mil anos atrás, quase ninguém bebia leite, e isso só ocorria em raras ocasiões. As primeiras pessoas a beber leite regularmente foram os agricultores e pastores pioneiros da Europa Ocidental - alguns dos primeiros humanos a viver com animais domésticos, incluindo vacas.
A indústria polui o meio ambiente. A indústria de laticínios é conhecida por ser uma grande poluidora da água. Os excrementos de animais e outros escoamentos agrícolas chegam até rios, muitas vezes sem tratamento, e podem até mesmo atingir os lençóis freáticos.
Clarificação: Processo mecânico e de força centrífuga, pelo qual se retira do leite as impurezas nele contidas. Pasteurização: Processo em que se eliminam bactérias patogênicas e atividade microbiana presentes no leite. Padronização: Processo de padronização do teor de gordura do leite para se ter um produto uniforme.
Na década de 70, surgiu o leite longa vida ou leite de caixinha, comercializado em embalagens cartonadas. Este produto sofre tratamento térmico a uma temperatura elevada (130ºC por 2 a 4 segundos) em um processo chamado de ultrapasteurização (UHT, sigla em inglês).