O epidídimo é uma estrutura tubular firme. Fica situado no pólo posterior do testículo. Seu longo canal enrolado permite o armazenamento, transporte e amadurecimento dos espermatozoides.
O canal deferente é formado por um tubo firme (do tamanho de um fio de espaguete) que transporta o esperma a partir do epidídimo. Esse canal estende-se a partir de cada epidídimo até a parte posterior da próstata e junta-se com uma das duas vesículas seminais.
O ducto deferente é um longo e fino tubo par, de paredes espessas, o que permite identificá-lo facilmente pela palpação. Apresenta-se como um cordão uniforme, liso e duro, o que o distingue dos elementos que o cercam.
Os ductos ejaculatórios são a porção final dos ductos deferentes que atravessam a próstata para conduzir os espermatozóides e o líquido seminal na uretra prostática de onde serão ejaculados.
testículos (C) é atravessada pela porção inicial da uretra.
Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen.
Epídidimos, Ductos Deferentes O epidídimo é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo. Localiza-se atrás do testículo, no saco escrotal e desemboca na base do ducto deferente o canal que conduz os espermatozoides até a próstata.
Ducto ejaculatório: Os ductos ejaculatórios possuem cerca de 2 cm de comprimento e são formados a partir da união do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. Uretra: Os ductos ejaculatórios abrem-se na uretra, que garante a saída do sêmen e também da urina.
Estrutura já mencionada no sistema urinário. Assim, é um canal comum para micção e ejaculação medindo em torno de 20 cm de comprimento. Tem seu inicio no óstio interno da uretra, atravessando a próstata, o assoalho pélvico e o pênis.
A uretra masculina é um órgão de cerca de 20 cm de comprimento e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra. Ela é responsável tanto pela micção quanto pela ejaculação, podendo ser dividida em três porções: a uretra prostática, a uretra membranosa e a uretra esponjosa.