A introdução apresenta:
Estrutura do Requerimento O requerimento está dividido em cinco componentes: vocativo, texto, fecho, local e data e assinatura. Vocativo: no vocativo está a forma de tratamento e o órgão ao qual se dirige. Não é mencionado no vocativo o nome da autoridade e não se coloca no vocativo nenhuma fórmula de saudação.
* Fecho: Finaliza o documento, constando as seguintes informações: Pede e aguarda deferimento (P. e A.D) ou - Nestes termos, pede deferimento (N.T. P.D.) * E por último segue a data e assinatura do remetente.
Requerimento simples: É utilizado quando não há a necessidade de grandes aprofundamentos sobre a questão, utilizando-se apenas um único parágrafo para a realização da solicitação , de forma sucinta e impessoal, devido à formalidade do documento.
Requerimentos online Todos os formulários e requerimentos do INSS podem ser pesquisados, preenchidos e enviados online, pela internet através do site do INSS. O serviço está disponível no menu "Agendamentos/Solicitações", na tela inicial do site ou app. Então, um novo pedido deve ser preenchido.
Principais características dos requerimentos
O requerimento é um documento oficial que serve tanto para estabelecer a comunicação entre interlocutores de diferentes graus hierárquicos como para solicitar um bem ou um serviço que é direito do cidadão. Portanto, pode-se falar em tipos de requerimento, quanto a sua função civil, para: concessão de auxílio-doença.
b) Transferência interna – para estudantes que são alunos do IFFar. É possível se transferir para cursos de mesmo nível ou de modalidade diferente dentro do próprio campus; ou para cursos iguais, de mesmo nível ou de modalidades diferentes em outro campus.