A coceira nos seios é comum e geralmente acontece devido ao aumento dos seios por causa do ganho de peso, ou ser consequência do ressecamento da pele, alergias ou infecção, podendo desaparecer naturalmente após alguns dias ou após o início do tratamento indicado pelo médico.
Isso ocorre geralmente quando o tumor está localizado atrás da aréola, o que leva a pele ficar repuxada nessa região. Essa manifestação pode inverter o mamilo e até ocasionar dor na região. Alterações na cor do bico da mama também podem chamar a atenção, bem como a descamação e vermelhidão na área.
A adenomatose erosiva do mamilo é uma complexa proliferação benigna mamária que pode ser confundida com neoplasias malignas da mama. A apresentação típica cursa com descarga mamária, eritema, erosão e formação de crostas. O processo é geralmente assintomático e de instalação insidiosa.
Ao inchaço e endurecimento da mama, chama-se ingurgitamento mamário e ocorre quando existe uma produção elevada de leite, podendo surgir por volta do 2º dia após o parto.
Para curar a rachadura no mamilo mais rápido é aconselhado que, sempre que o bebê termina de mamar, se passe algumas gotinhas do próprio leite em todo o bico da mama, deixando secar naturalmente. Este passo é muito importante porque o leite é muito hidratante e tem tudo o que a pele precisa para cicatrizar sozinha.
Alteração na textura da pele da mama A pele fica mais "enrugada" porque o tumor pode exercer uma tração nos tecidos internos da mama, o que deixa a pele com essa aparência. Importante: essa alteração pode significar flacidez resultante de uma grande perda de peso ou do passar da idade.
A doença de Paget é um tipo raro de câncer de mama envolvendo a pele do mamilo e da aréola. A doença de Paget geralmente afeta apenas um mamilo. Em 80 a 90% dos casos a doença de Paget está associada ao carcinoma ductal in situ ou ao carcinoma ductal invasivo.
O nódulo na mama é um pequeno caroço que, na maioria dos casos, não é sinal de câncer de mama, sendo apenas uma alteração benigna, como fibroadenoma ou um cisto, que normalmente não necessitam de tratamento.