Fenda fusiforme geralmente é decorrente de uma alteração estrutural mínima na mucosa da prega vocal. Em situações de mau uso ou abuso vocal contínuo, a fenda pode retornar.
INTRODUÇÃO: A fenda fusiforme antero-posterior e a paralisia de prega vocal são alterações laríngeas cujos sintomas vocais podem ser impactantes para a vida do indivíduo, apesar de alguns autores considerarem que o grau de severidade da disfonia não reflete proporcionalmente na qualidade de vida do disfônico.
A fenda vocal é uma alteração em que as pregas vocais não conseguem se fechar completamente, causando assim uma fenda (abertura) entre as pregas vocais. ... É um não fechamento das pregas vocais por desequilíbrio na função muscular a laringe, seja por esforço ou fraqueza muscular.
O tratamento de fenda glótica é variado, dependendo do tipo de fenda encontrada. De qualquer forma, a fonoterapia é indicada. Para que haja a completa coaptação das pregas vocais e o desaparecimento da fenda, é necessária a realização de algumas sessões de Fonoaudiologia, com exercícios específicos.
Triangular médio-posterior: o vértice oposto à base atinge geralmente o terço médio das pregas vocais, decorre de um estado de contração excessiva da musculatura intrínseca da laringe (hipercinesia).
O edema de glote, conhecido cientificamente como angioedema de laringe, é uma complicação que pode surgir durante uma reação alérgica grave e que se caracteriza pelo inchaço na região da garganta.
Triangular posterior: limitada adiante por um plano que passa pelas extremidades anteriores dos processos vocais. Quase não interfere na qualidade vocal, muitas vezes representa apenas achado de exame, sendo mais comum em mulheres jovens, sem nenhum tipo de queixa vocal.
Alguns sintomas de calo nas cordas vocais são:
Os sintomas de nódulos, pólipos e granulomas das cordas vocais incluem rouquidão crônica e voz sussurrada, que tendem a se desenvolver ao longo de dias a semanas.
7) O fechamento glótico com fenda fusiforme não é relacionado com o mau uso ou abuso vocal. Na maioria das vezes é decorrente de malformações congênitas e pelo envelhecimento da laringe (Presbifonia).