Gestalt é uma palavra de origem alemã,significa um todo,esse todo pode se referir a ciclos e,ao longo da vida,vamos abrindo e fechando Gestalt. Isto é,vivemos diversas experiências tanto no âmbito profissional,como nos relacionamentos pessoais que,por algum motivo,nem sempre são concluídas.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. ... Dentro da terapia Gestalt, o cliente tem espaço para explorar com segurança suas experiências sem medo de julgamento.
A Gestalt-terapia é uma das abordagens consideradas humanista, que por sua vez, faz uso dos princípios do humanismo no fundamento de seu conceito de pessoa. ... Segundo a teoria humanista o ser humano é o senhor de si mesmo, cada pessoa é única, singular e deve ser respeitada dentro desta visão.
Os experimentos em Gestalt-terapia são ações intencionais do psicoterapeuta para o cliente vivenciar. É um convite ao cliente para se experienciar a partir de uma postura fenomenológica e dialógica em um contexto de aceitação, respeito e confiança.
A linha de trabalho da Gestalt-terapia enfatiza o autoconhecimento e o crescimento pessoal, focando no homem e em suas percepções do presente, como capacidade de se autogerir e regular.
A Gestalt-terapia chega ao Brasil, em São Paulo, na década de 70, sendo hoje desenvolvida por instituições em quase todos os estados do Brasil. Além de constar como disciplina nos currículos de graduação do curso de psicologia em diversas universidades, é ainda adotada como linha teórica em cursos de pós graduação.
É uma concepção do mundo e da existência, cuja questão central é o Homem. Podemos dizer que o Humanismo torna o homem mais verdadeiramente humano. A Gestalt-Terapia também se apresenta como uma filosofia existencial, uma arte de viver, uma forma singular de olhar as relações.
O experimento é a técnica mais comum e mais nobre na Gestalt-terapia. Ele é sempre único, pois depende do momento e como a situação clínica acontece. O cliente participa ativamente e por sugestão do terapeuta frente a uma situação que emerge na prática.
Técnicas da Gestalt para promover o crescimento pessoal