Umbigo inflamado pode ter como causa um piercing ou outro corpo estranho, uma endometriose (desenvolvimento das células da camada interna do útero fora da cavidade uterina), uma foliculite (inflamação do folículo capilar), ou pode ser ainda devido à persistência do úraco (estrutura embrionária que liga o umbigo à ...
Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.
Deve-se manter a higiene e observação. Caso haja outros sinais de infecção, como febre e vermelhidão, deve-se imediatamente procurar um atendimento médico. Caso não, utilizar o álcool a 70 para higienização da área e cobrir com gaze para que seja absorvido o exsudato (pus).
Pele vermelha e quente: Seu piercing ficará avermelhado após a perfuração. Mas, se começar a piorar e a pele ficar quente, é possível que uma infecção esteja se instalando. Se perceber qualquer mancha vermelha ao redor do umbigo, é definitivamente um sinal de infecção. Não deixe de ligar para o médico neste momento.
3. Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. "Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor.
A saída desse líquido pode ser desde uma inflamação da cicatriz umbilical devido a dificuldade de higienização, até cisto de úraco infectado ou endometriose de cicatriz umbilical. O diagnóstico deverá ser feita pela história clínica, exame físico e exames de imagem.
Lave seu piercing com soro fisiológico: No primeiro dia é fundamental. Tome uma vitamina: Antes de colocar um piercing tome um multivitamínico para ter certeza de que você tem todos os nutrientes necessários para ajudá-lo na cicatrização do seu piercing no umbigo.
"Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor.
Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.
Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco, pois é no primeiro mês que há um maior risco de infecção.