Dependendo do uso pretendido, outros tipos de cebola, como cebolinha, cebolinha, alho-poró congelado, alho e cebola doce, podem substituir o alho-poró facilmente na maioria das receitas.
Apesar do mesmo nome, alho e alho-poró são alimentos bem diferentes e que têm características, além do formato e tamanho, distintas. ... Já o alho-poró está mais próximo das cebolas, incluindo no que se refere ao sabor. Seu gosto é levemente adocicado, suave, porém menos ácido que uma cebola normal.
Para a nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, neste caso entram em cena estratégias para mudar hábitos arraigados dos brasileiros, como o uso do refogado de alho e cebola, que pode ser substituído por gengibre, alho poró ou cebolinha.
O alho-poró é um vegetal pertencente à mesma família do alho e da cebola. Com sabor mais suave do que a cebola, ele é queridinho por muitos chefs de cozinha e por quem adora preparar pratos diferentes na cozinha.
Para limpar corretamente o alho-poró, separamos o talo das folhas e da parte de baixo, tomando cuidado para retirar apenas a parte mais dura. Corte o talo ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, abra e lave dentro, para retirar qualquer vestígio de terra e sujeiras.
Ele é um vegetal que pertence à mesma família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido. Mas além de dar um toque de tempero especial a muitos pratos, o alho-poró também tem nutrientes e substâncias muito benéficas para o corpo.
O alho chinês tem a casca do dente de cor marrom ou castanho. Faça o teste: a alicina presente no alho brasileiro é mais intensa e marcante, conferindo, desta forma, mais sabor ao produto. Do ponto de vista gastronômico, um dente de alho brasileiro, equivale a cinco dentes do alho chinês.
Como substituir a cebola nas receitas
Cebolinha faz parte da mesma família que cebolinha, cebola e alho-poró. Eles têm um sabor, aparência e textura semelhantes aos da cebolinha e são um ótimo substituto para a cebolinha em pratos crus.
O alho-poró é uma ótima fonte de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre. Ele é rico em kaempferol, um antioxidante polifenol que protege o organismo de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).