O indivíduo, enquanto identidade, entra em crise. Estamos na pós-modernidade, face a demandas que a modernidade não tinha. A crise da identidade pode ser compreendida a partir de uma de suas características: o descentramento do sujeito. ... Deslocamento e descentramento constituem o universo pós-moderno.
Já a concepção do sujeito pós-moderno postula que a identidade não se apresenta única, fixa ou permanente. Em vez disso, a identidade modifica-se constantemente. são unificadas ao redor de um "eu" coerente (HALL, 2000, p. 13).
Hall (2000) define o sujeito pós-moderno como aquele que vive na era em que as identidades são formadas e transformadas continuamente com influência nas formas que entram em contato com o indivíduo proveniente de sistemas culturais. Ela é definida historicamente e não biologicamente.
Stuart Hall. / Foto de Eamonn Mccabe. ... Para Stuart Hall, esses processos formam o sujeito pós-moderno, que está dentro de uma estrutura deslocada (conceito de Ernesto Laclau2), ou seja, o sujeito desarticula suas identidades estáveis do passado e abre o espaço para a criação de novas identidades culturais.
O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial. ... No campo do marxismo, Friederich Jameson afirma que a pós-modernidade corresponde à terceira etapa do capitalismo.
IDENTIDADE MODERNA PERSPECTIVAS DO COMUNITARISMO A construção da identidade moderna, da noção de si mesmo, decorre da tradição. Os conceitos universais, na verdade, não têm tal amplitude universalista porque partem sempre de uma tradição.
A partir de seus estudos, Stuart Hall distingue três concepções de identidade do ser humano: o sujeito do Iluminismo, que é o indivíduo centrado e dotado de capacidades de razão; o sujeito sociológico, presente no mundo moderno e que não é independente, uma vez que se forma pela relação que estabelece com os outros; e ...
Para Hall (2006), identidades correspondentes a um determinado mundo social estão em declínio, visto que a sociedade não pode mais ser vista como determinada, mas em contínua mutação e movimento, fazendo com que novas identidades surjam continuamente, em um processo de fragmentação do indivíduo moderno.
Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...