A decisão de Zilly carrega em si uma contradição, contudo, porque a palavra "nonada" já é dicionarizada e, diz a versão on-line do Michaelis, trata-se de um substantivo feminino que significa "coisa de pouca monta e valia; bagatela, insignificância, ninharia".
No caso dos nomes próprios autênticos de Grande Sertão: Veredas, são nomes de jagunços ou coronéis que existiram e lugares que podem ser encontrados até hoje no sertão mineiro, mesmo que alguns tenham sido alterados. No entanto, apesar de usar esses nomes reais na sua obra, o autor não procura contar "a verdade".
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas situa-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha. Formado por veredas e chapadões de Cerrado, o Parque Nacional fica ao noroeste de Minas Gerais, a 584 km de Belo Horizonte, numa região de rochas areníticas.
Professor da UFMG indica cinco passos para ler Grande Sertão: Veredas
Significado de Quicé substantivo masculino Ave africana. Cf. Capello e Ivens, II, 357. feminino [Brasil] Faca pequena e velha, geralmente partida ou sem ponta.
1. Mau uso ou uso excessivo.
Personagens
Diadorim é a emblemática personagem da obra de Guimarães Rosa, avatar da donzela guerreira, símbolo de uma forte renúncia, que podemos afirmar feminista, aquela que se faz na negação do feminino para viver na liberdade do além-do-sexo.
A Região do Parque é denominada por sedimento da formação Urucuia, sobretudo arenitos, com notável capacidade de acumulação de água. Os pontos mais visitados por turistas são: a barra da Santa Rita, a Barra do Rio Preto e a Corredeira da Vereda Onça e a Cachoeira do Mato Grande, e o Mirante dos 3 irmãos.
Na topografia, ao mesmo tempo, real e fictícia de Grande Sertão: Veredas, o Liso do Sussuarão localiza-se no extremo oeste de uma extensa região que compõe a margem esquerda do rio São Francisco.