substantivo feminino Escolástica; toda filosofia que se baseia num preceito religioso ou numa doutrina religiosa. Particularidade do que é escolástico. ...
Por que o nome escolástica?
O período conhecido como escolástica perdurou até o fim da idade média e tem seu nome derivado da palavra latina "scholasticus", que significa "aquele que pertence a uma escola".
O que significa a palavra Patrística?
Significado de Patrística Ideologia ou ciência que se dedica ao estudo da doutrina dos Santos Padres da Igreja Católica; história ou qualquer narrativa que tem por base essa ideologia.
O que foi a Patrística e a Escolástica?
Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
Quais os principais representantes da Escolástica?
São Tomás de Aquino
O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como "Príncipe da Escolástica". Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.
O que é a Patrística da Igreja?
A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome "Patrística" faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.
Qual a origem do termo escolástica?
O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Qual a importância da escolástica na filosofia?
(…) a escolástica representa um período de máxima importância da filosofia. (…) Mas o que a tornou imensamente válida, e de uma importância ímpar, foi a realização da mais extraordinária análise que se conheceu na história do pensamento humano.
Quais foram os principais pensadores da escolástica?
Entre as grandes obras do período, podemos destacar as Questões Disputadas sobre a Alma e a Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais, do grande doutor da Igreja Santo Tomás de Aquino. Santo Tomás de Aquino foi um dos principais pensadores da Escolástica.
Qual foi a segunda fase da escolástica?
Foi na segunda fase que apareceram os mais complexos sistemas filosóficos, ficando conhecida também como período tomista. Os principais nomes dessa fase são Tomás de Aquino e seu mestre Alberto Magno. A terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média.