Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.
Assim, a problematização não visa apenas a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos, mas principalmente a construção de sentido para os conteúdos históricos escolares através da aproximação deste com o presente e com as experiências históricas dos alunos.
"Nova pedagogia" designa métodos que incluem trabalhos por projetos, em grupo, resumos escritos em vez de provas e apresentações orais acompanhadas de escritas. ... A "nova pedagogia" inclui a visão de que a escola não é só para aprender conteúdo e que é importante que inclua propósitos sociais.
O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar". O termo foi se modificando ao longo dos tempos e, atualmente, refere-se a uma área importante da Pedagogia e trata de uma disciplina fundamental na formação de professores.
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.
Além disso, visava colocar o educando como centro do processo educativo. No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
O conhecimento histórico adquirido e/ou construído em sala de aula é fundamental para a formação intelectual do aluno o qual, através deste conhecimento, será capaz de desenvolver a compreensão histórica da realidade em que está inserido e nela atuar de forma mais contundente e decisiva, tomando para si as decisões que ...
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A pedagogia é a ciência que estuda a educação, o ensino e a aprendizagem. O termo pedagogia vem do grego antigo "paidos", que significa "da criança" e "agein", que é "conduzir".
A Pedagogia Tecnicista se preocupa exclusivamente em preparar um futuro trabalhador, não torna o estudante um sujeito crítico. Trata-se de uma aprendizagem controladora, que impede o crescimento pessoal do aluno. A Pedagogia Tecnicista mostra-se como um modelo educacional inovador quando lançado no país.