O que fazer quando o MEI está inapto?

O que fazer quando o MEI está inapto?

O primeiro passo para regularizar o CNPJ inapto é pegar um relatório de pendências e com base nele, iniciar a regularização. Para isso experimente consultar o CCMEI. O CCMEI é um certificado que todo MEI possui. É ele que comprova sua inscrição e vale como alvará de funcionamento.

Como reativar MEI inapto por omissão de declarações?

CNPJ baixado Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.

Como regularizar as parcelas do MEI?

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que estão devendo impostos, poderão regularizar suas dívidas até o final deste mês. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento, que deve ser realizado até o dia 21.

Quais são os motivos de uma empresa inapta?

  • Foto: Gratisography Veja, a seguir, os motivos que tornam uma empresa inapta e como regularizar a situação para reativar o CNPJ.

Como evitar a declaração de inaptidão de sua empresa?

  • Para evitar a declaração de inaptidão de sua empresa, o contribuinte deve sanar as omissões de declarações dos últimos cinco anos. Estima-se que 3,4 milhões de inscrições de CNPJ foram declarados inaptos até maio deste de 2019. Quais as consequências se ficar inapto?

Como fazer o restabelecimento de inscrição de CNPJ?

  • Muitos às vezes não sabem, mas é possível fazer o restabelecimento de inscrição de CNPJ que foi baixado pelo motivo de OMISSÃO CONTUMAZ, devido à falta de entrega de suas declarações. Este procedimento não é novo, pois antes a SRF já dava baixa de ofício com base na IN RFB Nº 1470 de .

Como reativar o CNPJ?

  • Para reativar o CNPJ, o representante da empresa deverá protocolar em uma unidade da Receita Federal um pedido de regularização dirigido ao titular da unidade, juntamente com a apresentação de documentos que comprovem a inexistência dos motivos que levaram o CNPJ a ser declarado inapto por localização desconhecida.