A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve: «O culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas olha-as sob o seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado.
Significado de Santos substantivo masculino plural Aqueles que foram canonizados e passaram a ser cultuados por seus milagres. Quem vive segundo as regras de Deus e da Igreja. ... Que vive de acordo com os mandamentos de Deus e da Igreja.
Trata-se da formação de um fundo cristão presente na imagética religiosa (sobretudo nas imagens figuradas) e suas transfigurações contemporâneas. ... Isso porque as imagens religiosas são ativas, depositárias de sacralidade e, por isso, mediadoras com as esferas do sagrado.
Um santo é alguém que as pessoas consideram ter proximidade especial com Deus. ... Os católicos e os ortodoxos acreditam que os santos têm poderes especiais para ajudar as pessoas. Veneram-se as relíquias dos santos e alguns objetos ligados a eles. Além disso, cada santo é homenageado em um determinado dia.
Venerar é um verbo transitivo, com origem do latim "venerari", que significa a ação de reverenciar,de ter uma grande admiração pelo outro, é conferir honras a alguém. Para algumas vertentes do cristianismo, a veneração está relacionada à devoção aos santos, anjos e imagens.
Santos é um sobrenome da onomástica de lusófono-hispânico, sendo de origem cristã nos países de língua portuguesa e espanhola. Inicialmente era um sobrenome adotado por nobres ibéricos que nasciam em primeiro de novembro, o dia de Todos os Santos.
"Os santos não têm somente a função de servir de incentivo, de estímulo para os fiéis; contribuem também para fortalecer e acrescentar a união existente entre a Igreja dos falecidos (chamada de triunfante) e a Igreja peregrinante deste mundo.