"Vitimologia é o estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social, quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua inter-relação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos" (apud MOREIRA FILHO, 2004: 23).
A Vitimologia tem como finalidade proteger, orientar, advertir e reparar as vítimas dos delitos. Guaracy Moreira Filho (2008, p.
A Vitimologia Forense, uma subárea da Criminologia, estuda o papel da vítima nos crimes, ela se consolidou internacionalmente através de pesquisas de vitimização e criação de bancos de dados que possibilitam aos investigadores cruzar informações de forma a auxiliar na captura de agressores, especialmente em casos de ...
A Escola Assistencialista define vítima como todo aquele que se encontra numa posição de maior vulnerabilidade a determinada violência. Percebe-se que tal definição possui um conceito bastante amplo, incluindo menores abandonados, indígenas, população carcerária etc.
vítima completamente inocente: também chamada de vítima ideal, é aquela que não tem nenhuma participação no evento criminoso. São aqueles casos em que o delinquente é o único culpado pela produção do resultado, pois a vítima em nada colaborou para o crime.
Assim, Benjamin Mendelsohn faz a síntese da classificação da vítima em três grupos, quais sejam: "vítima inocente": consiste na vítima que não concorre, com seu comportamento, de maneira alguma, para a prática da infração penal; "vítima provocadora": trata-se da vítima, que de forma voluntária ou imprudente, colabora ...
Vítima, para a autora, "é a pessoa física ou jurídica que sofre uma lesão ou uma ameaça de lesão ao seu bem jurídico" (GRECO, 2004, p.
Perigosidade vitimal é um estado psíquico e comportamental em que a vítima se coloca estimulando a sua vitimização, v.g., a mulher que usa roupas provocantes, estimulando a libido do estuprador no crime de estupro.
"A personalidade vitimógena é medida por cinco componentes: ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, masoquismo e ego frágil. Esses componentes estão coligados às relações pessoais com o meio circundante, em dependência objetiva e subjetiva da causação vitimo-impelente.
Também conhecida por processo vitimizatório, a vitimização pode ser compreendida como a ação ou o efeito de ser vítima de uma conduta praticada por um terceiro, por si mesmo, ou ainda por um fato natural. Este pode ser entendido pela suscetibilidade da pessoa em ser vítima. ...