Basicamente, uma VPN no celular funciona como um aplicativo que, depois de ser configurado no dispositivo móvel, cria uma rede "acima" da conexão fornecida pelo seu provedor de internet.
Você pode conectar seu smartphone a uma rede privada, como a da sua escola ou empresa, quando não estiver lá. Esse tipo de conexão é estabelecido por meio de uma rede privada virtual (VPN).
Uma conexão VPN estabelece uma conexão segura entre você e a Internet. Por meio da VPN, todo o tráfego de dados é roteado por um túnel virtual criptografado. Isso disfarça seu endereço IP quando você usa a internet, tornando sua localização invisível para todos. Uma conexão VPN também é segura contra ataques externos.
Seja para o trabalho ou para uso pessoal, você pode se conectar a uma VPN (rede virtual privada) em seu computador Windows 10. A conexão VPN pode proporcionar uma conexão mais segura com a rede de sua empresa e com a Internet (por exemplo, se você estiver trabalhando em um café ou local público semelhante).
Assim como um firewall protege os dados do computador, uma VPN protege sua atividade criptografando (ou embaralhando) seus dados quando você se conecta à Internet a partir de um local remoto ou público. Uma VPN permite mascarar sua localização, endereço de IP e atividade online.
Para usar VPN no celular Android, o usuário deve ir no ícone da engrenagem, que fica na barra de notificações. Em "Configurar", toque na opção "Mais". Procure por "VPN" e toque em "Adicionar perfil de VPN". O usuário deve preencher os dados solicitados, que são obtidos junto ao fornecedor do acesso à rede em questão.
Sim, dá para te rastrear se você usar uma VPN com configurações precárias. Algumas VPNs podem revelar seu IP acidentalmente por meio de vazamentos de DNS. A NordVPN previne vazamentos de DNS usando servidores DNS operados exclusivamente por nós. Também é possível que te monitorem se você usar um serviço VPN gratuito.