Você sabe o que é uma VPP? A Validação Prévia de Procedimentos nada mais é do que o processo de autorização de determinados procedimentos médicos por parte do plano de saúde.
Durante a VPP, deve-se observar a adaptação da máscara à face do RN, a permeabilidade das vias aéreas e a expansibilidade pulmonar. A ventilação efetiva deve provocar inicialmente a elevação da FC, a seguir, a melhora do tônus muscular e, depois, o estabelecimento da respiração espontânea.
Após a aspiração endotraqueal, que deverá ser rápida, iniciar os primeiros passos (secagem, aspiração da boca e nariz, posicionamento da cabeça e estimulação). Se após os primeiros passos o RN não respira, respira de forma irregular e/ou apresenta FC < 100 bpm deverá realizar VPP.
Se o lactente estiver sendo adequadamente ventilado e a frequência cardíaca permanece < 60 bpm, deve-se aplicar compressões torácicas usando a técnica de circundamento do tórax com 2 polegares em uma proporção coordenada de 3 compressões para 1 ventilação com 90 compressões e 30 ventilações por minuto.
Ventilação por pressão positiva O objetivo é garantir que os pulmões do recém-nascido inflem, garantindo a dilatação da vasculatura pulmonar. Os resultados da VPP são verificados 30 segundos após o início de sua aplicação.
O segundo tipo de medição de tensão ou corrente é o valor pico a pico e é abreviado para Vpp. A tensão pico a pico é o valor da tensão desde o pico positivo até ao pico negativo.
O primeiro passo consiste em manter a temperatura corporal entre 36,5 e 37,0 ºC. Assim, para diminuir a perda de calor nesses pacientes, é importante pré-aquecer a sala de parto e a sala onde serão realizados os procedimentos de reanimação, mantendo temperatura ambiente de 26ºC.
A temperatura ambiente na sala de parto deve ser entre 23° e 26°C. É fundamental a presença de 2 ou 3 profissionais de saúde capazes de iniciar de forma adequada a reanimação neonatal esteja presente em todo parto. No caso de partos múltiplos , deverá haver uma equipe para cada recém nascido.
Ventilação por pressão positiva O objetivo é garantir que os pulmões do recém-nascido inflem, garantindo a dilatação da vasculatura pulmonar. Os resultados da VPP são verificados 30 segundos após o início de sua aplicação.
Se isso não ocorrer, deve-se iniciar a administração de drogas para reanimação. Medicações. Algumas medicações podem ser aplicadas pelo tubo endotraqueal e são memorizadas pela sigla ANEL (atropina, naloxone, epinefrina e lidocaína).