Reações de Apoio. As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações.
Apoios é o plural de apoio. O mesmo que: ajudas, provas, suportes, aceitações, anuências, bases, comprovações, contribuições, defesas.
Existem vários tipos de apoio, mais os mais populares são os apoios móveis, fixo e engasgamento fixo. O apoio móvel geralmente é formado por dois berços (superior e inferior),um rolo, ou uma bolinha entre eles que permite a rotação entre eles, sendo possível a translação do conjunto sobre a superfície de apoio.
Os vínculos têm a função física de ligar elementos que compõem a estrutura, além da função estática de transmitir as cargas ou forças. Os vínculos ou apoios são classificados em função de número de movimentos impedidos.
2) Calcular as reações de apoio. Simplesmente se fazem os somatórios de força "F" nas direções x e y e de momento fletor "M" num ponto "p" qualquer. ∑Fx = 0; ∑Fy = 0; ∑Mp = 0.
Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática.
Eles são do tipo fixo, móvel e de rolete.
Apoio móvel – Impede movimento na direção normal perpendicular) ao plano do apoio Permite movimento na direção paralela ao plano do apoio Permite rotação.
Isostática: tem o número necessário de vínculos para impedir o deslocamento. Bastam as equações fundamentais da estática para determinar as suas reações de apoio. Hipoestática: tem menos vínculos do que o necessário. Hiper-estática: tem número de vínculos maior que o necessário.
Os apoios de Segundo Gênero são aqueles que resistem ao movimento de translação dos dois eixos mas permite rotação. ... Os apoios de Terceiro Gênero, também conhecidos como Engastes resistem tanto aos esforços de translação nos dois sentidos e o de rotação.