A comunidade científica compreende a um grupo de pessoas específicas na sociedade que se propõe a desenvolver ciência em prol do avanço tecnológico na sociedade. ... Para atingir tal finalidade a ciência deve ser fundamentada de forma teórica e prática.
A Comunidade Científica é um portal de conhecimento técnico e científico que proporciona ferramentas para o desenvolvimento de profissionais cientistas em todas as áreas de atuação. Aqui na Comunidade você tem o espaço ideal para trocar informações com outros cientistas e colegas de trabalho.
Pessoas de todo o mundo, de todos os tipos de diferentes culturas e origens, fazem parte da comunidade científica.
Kuhn (1974, p. 356) se refere a uma comunidade científica como um grupo de praticantes de uma especialidade científica que se encontram unidos por elementos comuns que foram incorporados através da iniciação científica.
Pretende criar uma ordem social que estabeleça um claro lugar para a ciência. Coloca-se em disputa pela orientação geral da sociedade e também concorre para atrair ou estabelecer relações com o povo, o qual, quase sempre, pretende conduzir, conscientizar, desalienar ou educar.
Em geral, dois pontos são enfatizados para destacar a importância de um trabalho científico: a motivação da pesquisa e os resultados. O restante do seu conteúdo deve conter a descrição do que ocorreu entre esses dois pontos, contendo, é claro, evidências científicas suficientes para justificar os resultados obtidos.
O progresso da ciência depende das interações dentro da comunidade científica — isto é, a comunidade de pessoas e organizações que geram as ideias científicas, que testam essas ideias, que publicam em revistas científicas, que organizam conferências, que formam os cientistas, que atribuem fundos de pesquisa, etc.
A comunidade científica tem um papel central no processo da ciência. Os membros da comunidade científica trabalham juntos, controlam o trabalho uns dos outros, ajudam a inspirar novas ideias, detetam a falta de imparcialidade e fraude, e motivam-se mutuamente.