Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
O sustenido pode ser aplicado em todas as notas, menos Si e Mi, pois estas duas são vizinhas diretas do Dó e do Fá, lembre-se: Si->Dó e Mi->Fá tem uma casa apenas, ou seja, não sobra espaço para Si# nem Mi#, estes acidentes resultarão em Dó e Fá.
Podemos dizer que o sustenido (#) serve para aumentar um semitom e o bemol (b) diminuir um semitom. Para muita gente fica mais fácil entender assim. Se temos a nota Lá acompanhada do sustenido (#) sabemos que precisamos ir no teclado e subir meio tom a partir da nota lá.
As notas musicais são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. OBSERVEM ESSA PAUTA COM ESSAS DUAS NOTAS!!!
Quando aprendemos sobre os sustenidos, entendemos que o sustenido existe quando aumentamos um semitom de cada nota. Obviamente que, na prática, o mi# está localizado na mesma tecla da nota fá, e o Si# na mesma tecla que a nota Dó, porém isso não muda o fato de que eles existes.
As armaduras de bemóis seguem a seqüência dos sustenidos na ordem inversa, ou seja: si, mi, lá, ré, sol, dó e fá.
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#.