Significado de Fricativo [Fonética] Diz-se das consoantes cuja pronúncia resulta da aproximação incompleta de dois órgãos da boca, o que obriga a corrente de ar a se comprimir, escoando-se ininterruptamente, num ruído comparável a uma fricção: f, v, s, z, x, j são consoantes fricativas.
Consoante constritiva , Fon : consoante em cujo modo de articulação a corrente expiratória encontra um obstáculo na cavidade bucal que, embora a comprima parcialmente, não chega, contudo, a interceptá-la. As constritivas incluem as fricativas, as laterais e as vibrantes.
Fricativas – São as consoantes pronunciadas a partir da fricção do ar em um obstáculo. Exemplos: /f/, /v/, /s/, /z/, /x/, /j/.
Uma consoante africada ou simplesmente africada é uma consoante que, em sua pronúncia, combina o som de uma oclusiva (frequentemente alveolar, como /t/ e /d/) com o de uma fricativa (como /s/ ou /z/ ou, ocasionalmente, uma consoante vibrante) no mesmo ponto de articulação.
Os fonemas fricativos que compõem o sistema fonológico do português brasileiro distinguem-se quanto aos seguintes pontos de articulação: lábiodentais (/f/, /v/), alveolares (/s/, /z/), e palatais / /, / /). Também existem as fricativas velares e glotais que têm sido utilizadas como formas variantes dos /r/ dialetais.
Característica de som produzido pelo bloqueio total e momentâneo da corrente de ar em algum lugar da boca. Exemplos: /p/, /t/, /k/. /b/, /d/ e /g/.
Homorgânica - Consoante idêntica a outra com relação ao modo de articulação, à zona de articulação e ao papel das cavidades bucal e nasal, mas diferente quanto à sonoridade, de forma que uma é surda e a outra, sonora. ... O mesmo ocorre em outras consoantes, como /f/ e /v/.
Sonoras ou vozeadas: Consoantes que passam pelas cordas vocais e as fazem vibrar. Ex.: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/.