Uma construção histórica e social é um conceito, uma ideia, uma situação ou um fato que se formou no decorrer do tempo e que foi construído socialmente.
Construção social - É a elaboração de valores, regras, normas, significados e símbolos sociais realizada pela sociedade, a partir das práticas individuais e sociais de cada um.
Prédios, casas, pontes, estátuas, esculturas, ruínas, igrejas, templos, grutas e cavernas, sítios arqueológicos ou até mesmo parte de uma cidade como o centro histórico são exemplos de construções e espaços que podem ser considerados patrimônio histórico.
A cultura vem sendo passada ao longo do tempo como um conjunto de valores, crenças, definições e linguagens nos diferentes povos da terra, por isso, ela pode ser definida a partir das construções históricas que tem total contribuição na mudança do mundo e na sociedade como é hoje.
A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.
1. Padrão social. É o que segue as normas, os valores, os hábitos e os modelos característicos de um grupo social.
Em miúdos, o modo cotidiano pelo qual o indivíduo define a sociedade e percebe as ações humanas e se interage com as pessoas constrói o mundo social. Assim, a percepção dos sentidos em si é moldada pelos sentidos subjetivos atribuídos a uma experiência objetivamente vivida.
A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.