A dissolução de uma substância pode ser classificada como endotérmica ou exotérmica. Endotérmica: a temperatura sobe facilitando a dissolução, e aumentando a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é ascendente. Exotérmica: a temperatura sobe dificultando a dissolução, e diminuindo a solubilidade.
A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são: Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.
Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
O preparo de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) em água ocorre com desenvolvimento de energia térmica e consequente aumento de temperatura, indicando tratar-se de um processo de natureza exotérmica.
DISSOLUÇÃO ENDOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for maior que a energia liberada na sua solvatação. ... A dissolução de cloreto de cálcio na água resfria o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução endotérmico.
Entalpia de dissolução É a variação de energia térmica envolvida na dissolução de um mol de determinado soluto em uma quantidade "x" de água ou outro solvente qualquer, desde que haja solubilização completa e torne-se uma mistura homogênea.
A dissolução do Cloreto de sódio (NaCl) em água ocorre pelo processo de solvatação, onde o NaCl se dissocia em íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-).
Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para o meio exterior, aquecendo o ambiente consequentemente. ... Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como álcool ou a gasolina, que liberam muita energia térmica não contida inicialmente em seu meio.
Quando fornecemos temperatura a um sistema em equilíbrio, por exemplo, estaremos favorecendo a ocorrência da reação que absorve calor, isto é, a reação endotérmica. Por outro lado, se diminuirmos a temperatura do sistema, estaremos favorecendo a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.