A desnutrição é uma deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais.
Essa classificação da desnutrição ocorre quando há baixa ingestão alimentar crônica, mas sem inflamação. Entre os exemplos, podemos citar anorexia nervosa, depressão, negligência, pobreza, fragilidade e qualquer coisa que resulte falta de interesse na alimentação ou em acesso limitado aos alimentos.
"A obesidade e a desnutrição são doenças nutricionais que podem ou não ser relacionadas a problemas alimentares. Antigamente a obesidade e a desnutrição eram enxergadas como consequências. Se a pessoa tinha câncer, por exemplo, era normal ela estar mais magra.
Existem dois tipos principais de subnutrição: desnutrição proteico-energética e desnutrição causada por deficiências dietéticas. A desnutrição proteico-energética tem duas formas graves: marasmo (falta de proteínas e calorias) e kwashiorkor (falta de proteínas).
Alimentação insuficiente, pouco nutritiva, que não traz o necessário para que uma pessoa se mantenha saudável e tenha um bom desenvolvimento. Condição de quem (pessoa ou animal) possui uma nutrição deficiente. Desequilíbrio alimentar em geral. Etimologia (origem da palavra subnutrição).
A desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decor- rente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais.
Causas da desnutrição
Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada. Já a obesidade é uma doença que cursa com o acúmulo excessivo de gordura corporal e tem múltiplos fatores causais.
A maioria dos estudos paralelos e prospectivos de- monstra que a obesidade está associada à maior ingestão de gordura, embora não se controle fatores como ingestão de fibras, densidade de alimentação ou a quantidade de açúcar.